Powered By Blogger

sábado, 11 de setembro de 2010

Quando a vontade fala mais alto.

Ninguém gosta de emprestar aeromodelo para que os outros voem. É certo que quem pega, quando oferecem, ou quando pede, sabe que a regra é clara, caiu pagou!

Não gosto de pilotar aeros de outras pessoas e gosto menos que pilotem os meus. Cada um ajeita o aero à sua maneira, configura o rádio a seu gosto e habilidade, sabe das tendências e manhas particulares. Por isso, prefiro não voar aeromodelos de amigos.

Mas, algumas vezes não podemos fugir dessa possibilidade. A primeira é por sermos mais experientes, temos obrigação de ajudar os mais novos nos primeiros vôos. É sempre bom, quando se estréia algum aero ter um piloto mais gabaritado, para um primeiro vôo. É claro que quanto mais responsável e capaz, esse piloto for, mais segurança teremos no vôo.

A muito passei da categoria de iniciante, para a de piloto mais experiente. Não pelo tempo de modelismo, pois sou dente de leite, mas pelo tempo de vôo em sí. Eu voei muito, vôo muito e ainda treino, bastante, no simulador. É claro que sou falível, porém minha maior virtude e não ser atirado, pois prefiro passar a bola para alguém mais fominha e ficar somente na observação.

Porém o 3D e os aeros à gasolina, me impeliram à experimentação, pois sempre achamos que o aero do vizinho é melhor. Com isso, sai na pista experimentando os aeros dos amigos e companheiros.

Hoje aconteceu algo engraçado, rejeitei duas ofertas e da mesma pessoa, o Rodrigo. Ele tem vários aeros e nenhum faria falta caso acontecesse algum acidente. Não que deixaria algum cair, mas tudo pode acontecer. Mas, a regra é a que mencionei antes, se aceitasse e algo de ruim acontecesse teria que arcar com os prejuízos, nada mais lógico.

Primeiro foi o Funtana, eu dando as dicas sobre aceleração e tentando corrigí-lo no torque, a oferta foi: "Quer experimentar? Pega!". Declinei e lhe disse que faria menos do que ele estava fazendo. Pena que não ouve muita insistência. Mas, depois do pouso pedi para não desligar o aero e pude mostrar, com ele segurando o aero nas mãos, o que estava tentando ensinar-lhe sobre aceleração, achei engraçado quando ele viu que o aero ficava quase parado sem que ele fizesse muito esforço, na vertical, enquanto eu segurava no motor. Depois falei para ele que a única forma de perder o vício de acelerar e desacelerar, demais, o motor, seria treinando no simulador. Espero que ele siga a minha recomendação.

A segunda negativa, foi com o Extra 260 100cc da Aeroworks. Uma pelo valor e a outra por causa da tendência aprensentada pelo aero. Quando o Rodrigo começava a subir o aero saia para a esquerda, tendência do torque do motor. Falei para ele corrigir isso que aceitaria, prontamente, a oferta de voar o aero.

Às vezes, devemos aprender a não nos precipitar em pegar o aeromodelo na primeira oferta. Pois, não teria como saborear o vôo sem saber o ponto ideal de aceleração, no caso do Funtana, e com a tendência de nariz, no Extra.

Tenho um Funtana comigo e nunca reformei-o, por não prestar atenção no tipo de vôo e na docilidade que o aero oferece nas manobras. Talvez, se tivesse ido com muita sede ao pote acharia que minha observação fosse errônea, mas pegando o aero de perto e vendo o qual leve e dócil para subir com pouco menos de meio motor, senti uma agradável sensação ser aquele um aero ideal para treinos de manobras mais ousadas no 3D.
Com certeza a próxima oferta não será desperdiçada. E tomara que seja no 100cc, que duvido muito.

sábado, 4 de setembro de 2010

Parado, mas voando!!!

Bom pessoal o blog anda meio esquecido, tenho feito várias coisas e mexido muito com aeromodelos. O trabalho rouba, como diria Zeca Balero, horas preciosas de nossas vidas, porém é um mal nescessário. No work, no money. No money, no flight. Para os aeromodelos sobram as horas vagas. Acontece que esse tempo precisa ser dedicado também à família. O blog ficou meio de lado e até esquecido. Então estou retornando e vou tentar colocar as coisas em dia.

Mas, vamos a um dos motivos pelo qual meu tempo ficou mais escaço, mais do que já o é. CNC, sim estou bolando a construção de uma máquina, primeiro para cortar aeros e, quem sabe, fazer algum outro serviço para ganhar uma grana extra, que pode ser muito bem vinda.

É um projeto, pelo menos para mim, caro e que requer um cuidado muito grande na hora de investir. Se investir errado fico com um belo mico na mão. Se investir corretamente, posso colher bons frutos mais adiante.
Em paralelo a tudo isso, tenho redesenhado algumas plantas de alguns Giants para construir futuramente, Katana, Extra e Yak. Vou tentar fazer para três motorizações diferentes, 26cc, 50cc e, mais adiante, 100cc.
Estou planejando um perfilado para motor 50cc, um funfly para aprender, sem medo de quebrar, manobras 3D. Nessa categoria, perfilado, tenho alguns desenhos para bons aeros glow, .46, .60 e .90.
Não é uma coisa que vai acontecer de imediato, mas estou trabalhando duro para que se realize.
A idéia é construir bons kits e, se possível, com um bom preço.