Powered By Blogger

domingo, 23 de janeiro de 2011

O fim do Katana do Daniel.

Hoje aconteceu um acidente com o Katana 36% do Daniel. Nós fomos para a pista cedo levando o Katana e o Extra 40%. Quando chegamos na pista o Daniel nem quis tirar o Extra da carreta, ainda bem pois o prejuízo poderia ser muito maior.
Montamos o Katana, abastecemos e o Daniel foi voar. Não deu dois minutos e ele me chamou para assumir o comando. O sol estava incomodando demais. Voei meus últimos 10 minutos com o avião. Aproveitei bem esse tempo. Fiz vários harrier, slat e elevator. Parei ele a uns vinte centimetros do chão no torque, uma pena que não filmamos e nem fotografamos o vôo. Pousei o aero e ficamos batendo papo com o pessoal que chegou depois.
Passado um tempo, falei pro Daniel ir voar o Katana. Abasteci e ajudei na partida. Na decolagem, ele me chamou e reclamou que o acelerador não voltou. Mas, depois verificamos que estava tudo normal. Voltei para o barracão e fiquei vendo ele passar de um lado ao outro da pista. Foi quando notei que um cidadão vinha bem no meio da pista com um carro. Corrí para alertar e mandar o sujeito sair dali. Não sei se isso tirou a atenção do Daniel, só ví o katana descendo à toda em cima de um barracão ao lado. Foi perda total. O palhaço do carro quando viu que ele poderia ser o motivo do acidente, deu meia volta e se mandou.
Depois que retiramos o que sobrou do aero de cima da cobertura o Daniel, mais calmo, me disse que foram dois fatores, o sol e o carro. Esse pequeno momento em que tiramos o aero de nosso campo de visão pode ser fatal. E foi o que aconteceu.
Por isso digo sempre: "Se alguém entrar na pista, sem me avisar que se vire caso meu aero vá pra cima dele". Não sou obrigado a tirar os olhos do meu aero e ficar preocupado com pessoas desavisadas. Só não consigo entender como uma pessoa pode ser tão sem noção com o perigo que corre. Pois, o nosso local de vôo é uma antiga pista de pouso, e tem gente que mesmo vendo os aeros passando sobre a pista vem andando tranquilamente no meio dela.
A alguns dias atrás o Bruno deu um rasante em cima de um transeunte. Não gostei desse comportamento, pois poderia ferir a pessoa e propositadamente não se deve dar um rasante em cima de ninguém. É muito perigoso, mas nada aconteceu de mais grave. Porém, o cidadão foi na delegacia e prestou queixa contra o Bruno. Acontece que ele comentando com um amigo em comum do pessoal da pista dizendo que um louco jogou o aero em cima dele, ouviu do amigo o seguinte comentário: "E o que você tinha que fazer no meio da pista? Lá é lugar de vôo de aeromodelo. Ninguém anda lá e o pessoal avisa pra todo mundo sair."
Mas, já tinhamos pedido para a prefeitura, que nos cede o local, uma providência quanto a um tipo de alerta ao pessoal desavisado. Pintamos um faixa na pista e era para estar escrito em placas para não ultrapassar aquele limite. Porém vamos ter que providenciar uma cerca, pois algumas pessoas podem dizer que não viram os avisos.
Infelizmente o katana já era. Um prejuízo grande, mas ainda bem que só financeiramente. Se tivesse machucado alguém podia ser muito pior.

Visita à Hobby Delivery em Vinhedo-SP.

A gente saiu meio às pressas de casa para buscar um aeormodelo do Daniel em São Paulo-SP e por isso não lembramos de levar uma câmera e documentar a viagem, mas vamos descrever o que fomos fazer. Fomos na FlyOcean e conhecemos o simpático Henry. Depois pegamos a carreta e o aeromodelo, que compramos de um cliente dele e partimos para Vinhedo-SP. Lá, fomos pegar um Katana 36%, TWM, na Hobby Delivery. Onde o atendimento não foi dos melhores, pelo menos o que recebemos dos recepcionistas da loja. Já que as pessoas que procuramos estavam em horário de almoço e os atendentes não queriam "incomodar" os caras ligando e anunciando a nossa presença na loja. Se bem que, não somos tão importantes assim.
Como tinhamos conversado com o Nilton e dito que retirariamos a mercadoria na loja, já que tinham um problema para me enviar, tanto via correio como via transportadora, o remédio foi esperar. Até mesmo para ouvir dele a explicação para o motivo do não envio.
A coisa mudou um pouco de figura quando o Nilton, gerente de logistica, apareceu e conversou conosco. Pena que o Reinaldo Martins, o primeiro por quem procurei, não estava por lá. Esse sim valeria à pena ter conhecido. Mas, fica pra uma próxima oportunidade. Saímos, mesmo tendo que esperar mais de uma hora, satisfeitos com a solicitude do Nilton, que nos deu algumas informações preciosas sobre produtos e descontos futuros.
Uma coisa interessante a qual não tinha conhecimento é que, a Hobby Delivery consegue peças de reposição para qualquer aeromodelo que eles vendem em seu catálogo. E se você quiser algum produto que não esteja no catálogo de vendas entre em contato com o departamento de vendas que eles podem tentar consegui-lo. Lembrando que o tempo de chegada de cada conteiner com mercadorias é de 90 dias ou mais.
E, ainda tem um cadastro de seu clube ou associação junto à Hobby Delivery, que pode propiciar 5% de descontos a todos os associados, mais os descontos normais que o cliente cadastrado já possua. Interessante isso. Basta que o presidente do clube ou associação, que esteja devidamente cadastrado na COBRA, envie à Hobby Delivery uma relação com o nome dos associados e e-mail, o pessoal vai bonificar com 5% à mais de desconto os membros do clube.

Fly Ocean - São Paulo

Alguns dias atrás fomos em São Paulo-SP buscar um aeromodelo. Não era um aeromodelo qualquer, tratava-se de um Extra 330S da LEM 40%, montado pelo Silvio Bento da BRA Hobbies, algo primoroso. Junto com o aero compramos uma carreta da Bodecar para carregá-lo, pois é grande demais.
O aero é do meu amigo Daniel, que resolveu comprar um 40% de qualquer forma. A negociação foi feita com o Henry da Fly Ocean, que é uma pessoa muito conhecida no aeromodelismo à nível nacional. Fomos muito bem recebidos por ele em sua oficina/loja e residência. Um cara muito bacana e bom de papo, deve ser um barato passar um dia na pista com ele.
Fechamos o negócio por telefone e recebemos algumas fotos do aero por e-mail. Mas, tinhamos a palavra do Henry de que o aero era impecável e de excelente qualidade. Realmente, estava tudo conforme o combinado e até melhor do que imaginei.
Trouxemos o aero pra cara e fizemos uma revisão geral nele e até já foi feito um vôo de estréia.
Depois coloco fotos do aero e da carreta aqui no blog.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A importância dos Foruns de discusão.

A coisa que mais gostei nessa minha convivência no aeromodelismo, foram os fóruns de discussão que participo. Em alguns fico na posição de espectador, lendo e absorvendo os ensinamentos. Em outros consigo emitir opiniões e mostrar pontos de vista distintos em assuntos variados. Mas, o assunto principal é sempre o aeromodelismo.


Os fóruns são de suma importância para o desenvolvimento do aeromodelismo, seja a níve local, regional, nacional ou mundial. É nos foruns que as pessoas emitem opiniões diversas sobre os produtos oferecidos pelos fabricantes. É ali que descobrimos falhas e acertos. E é ali que conhecemos pessoas que ensinam pelo prazer de transmitir o conhecimento. É nos fóruns que aprendemos e temos a oportunidade de repassar esse conhecimento.


Por isso, vida longa ao fóruns de discussão sobre aeromodelismo.


Parado

A alguns dias estou sem aeromodelo. Vendi meu Edge 540 50cc para comprar um aero maior. Vou partir para um Katana TWM 36%, motor DLA112 e servos SAVOX SC-1256 de 20kg. Parece ser um bom setup, pelo menos os servos são muito bem vistos pelos aeromodelistas europeus. O motor tem algumas ressalvas, mas deve funcionar igual a um DLE111, se der sorte bem, se não der funciona mal. Um autentico xing ling.
Com isso fui obrigado a ficar sem avião para voar e acabei ficando um pouco parado. Isso pode trazer um pouco de prejuízo na curva de aprendizado que vinha tendo no vôo 3D, mas nada que me impeça de evoluir constantemente.
O que assusta é o volume de investimento para se ter um aero 36%, tudo fica muito caro quando se tentar subir de nível no aeromodelismo. Mesmo a aquisição sendo bem mais barata do que à 4 ou 5 anos atrás, quando montar um 50cc era mais caro do que montar um 100cc hoje. Mesmo assim, para me permitir esse sonho vou desembolsar algo próximo à R$ 6.000,00.
Vamos aos números, R$ 1.860,00 no Katana 36%. Comprado à vista, na Hobby Delivery através de um cliente The Clube, onde ganhamos um belo desconto e o frete. R$ 1.000,00 no motor DLA112 comprado na Hobby City, isso é sem considerar as taxas que podem chegar à R$ 600,00. R$ 1.020,00 nos oito servos SAVOX. E isso é porque um amigo que vai aos EUA pode trazê-los na bagagem. Se ele não fizer isso ainda vou ter as custas com frete e impostos, que pode ser de uns R$ 800,00. E mais uns R$ 600,00 com materiais para a montagem. Ainda falta o valor do rádio, que vai ser um Hitec Aurora9. Até agora o montante a ser gasto ficou em R$ 5.430,00, se não incidirem as taxas em alguns produtos que foram comprados fora, já contando a compra do rádio novo. É claro que vou reembolsar alguma coisa com a venda dos materiais que possuia, aero e rádio. Vendi o Edge 540, por R$ 2.500,00 e posso vender meu 7C Fasst por R$ 900.00. Então para pular uma categoria vou gastar aproximadamente R$ 2.000,00. Tomara que fique nessa cifra.
Depois falamos mais sobre esse investimento.