Powered By Blogger

domingo, 23 de janeiro de 2011

O fim do Katana do Daniel.

Hoje aconteceu um acidente com o Katana 36% do Daniel. Nós fomos para a pista cedo levando o Katana e o Extra 40%. Quando chegamos na pista o Daniel nem quis tirar o Extra da carreta, ainda bem pois o prejuízo poderia ser muito maior.
Montamos o Katana, abastecemos e o Daniel foi voar. Não deu dois minutos e ele me chamou para assumir o comando. O sol estava incomodando demais. Voei meus últimos 10 minutos com o avião. Aproveitei bem esse tempo. Fiz vários harrier, slat e elevator. Parei ele a uns vinte centimetros do chão no torque, uma pena que não filmamos e nem fotografamos o vôo. Pousei o aero e ficamos batendo papo com o pessoal que chegou depois.
Passado um tempo, falei pro Daniel ir voar o Katana. Abasteci e ajudei na partida. Na decolagem, ele me chamou e reclamou que o acelerador não voltou. Mas, depois verificamos que estava tudo normal. Voltei para o barracão e fiquei vendo ele passar de um lado ao outro da pista. Foi quando notei que um cidadão vinha bem no meio da pista com um carro. Corrí para alertar e mandar o sujeito sair dali. Não sei se isso tirou a atenção do Daniel, só ví o katana descendo à toda em cima de um barracão ao lado. Foi perda total. O palhaço do carro quando viu que ele poderia ser o motivo do acidente, deu meia volta e se mandou.
Depois que retiramos o que sobrou do aero de cima da cobertura o Daniel, mais calmo, me disse que foram dois fatores, o sol e o carro. Esse pequeno momento em que tiramos o aero de nosso campo de visão pode ser fatal. E foi o que aconteceu.
Por isso digo sempre: "Se alguém entrar na pista, sem me avisar que se vire caso meu aero vá pra cima dele". Não sou obrigado a tirar os olhos do meu aero e ficar preocupado com pessoas desavisadas. Só não consigo entender como uma pessoa pode ser tão sem noção com o perigo que corre. Pois, o nosso local de vôo é uma antiga pista de pouso, e tem gente que mesmo vendo os aeros passando sobre a pista vem andando tranquilamente no meio dela.
A alguns dias atrás o Bruno deu um rasante em cima de um transeunte. Não gostei desse comportamento, pois poderia ferir a pessoa e propositadamente não se deve dar um rasante em cima de ninguém. É muito perigoso, mas nada aconteceu de mais grave. Porém, o cidadão foi na delegacia e prestou queixa contra o Bruno. Acontece que ele comentando com um amigo em comum do pessoal da pista dizendo que um louco jogou o aero em cima dele, ouviu do amigo o seguinte comentário: "E o que você tinha que fazer no meio da pista? Lá é lugar de vôo de aeromodelo. Ninguém anda lá e o pessoal avisa pra todo mundo sair."
Mas, já tinhamos pedido para a prefeitura, que nos cede o local, uma providência quanto a um tipo de alerta ao pessoal desavisado. Pintamos um faixa na pista e era para estar escrito em placas para não ultrapassar aquele limite. Porém vamos ter que providenciar uma cerca, pois algumas pessoas podem dizer que não viram os avisos.
Infelizmente o katana já era. Um prejuízo grande, mas ainda bem que só financeiramente. Se tivesse machucado alguém podia ser muito pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário