Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Simular. Simular. Voar!

Sou adepto do simulador e maior incentivador para que os novatos no hobby, usem-no com afinco. Aprendi a voar no simulador antes de ir para a pista. Treinei 45 dias antes de colocar meu primeiro aero no ar.
O inicio sempre é difícil, pois a coordenação motora não obedece a ordem do cerebro e o aero não teima em não obedecer os comandos imprecisos. Mas, aparece ai maior beneficio do simulador, você pode cair e recomeçar novamente sem prejuízo financeiro, até que seus movimentos sejam coordenados e suaves para manter o aeromodelo voando.
Depois que aprendi à voar de verdade, abandonei um pouco o simulador. Pois, tudo o que queria em vôo já estava "dominado". Estava, sim mas para o meu vôo escala.
Um belo dia, comprei um aero 25% com um motor 50cc, um CAP 232G, e decidi aprender vôo 3D. Passei a treinar um pouco mais no simulador. Mas, queria mais e melhor. Então a opção era comprar um simulador original, já que imagina ficar mais próximo da realidade com um simulador novo. A opção em sí não é importante, o interessante é saber que, nunca havia feito manobras 3d e nunca tinha voado um aero à gasolina.
A primeira manobra eleita foi o Torque Roll, não sei citar todas as manobras, mas fui aprendendo devagar e treinando com afinco cada uma. Parafuso chato, parfuso de asa, harrier e etc. Acontece que, na hora de executar a pista a coisa muda de figura e como muda. A emoção toma conta e a tremedeira e o medo de cair falam muito alto, sem contar que uma queda pode acabar com o aero. E como meu orçamento para aermodelismo é curto igual a coice de porco, melhor não arriscar.
Acontece que o treino diário no simulador, 45 minutos todos os dias à sério e sem deixar o aero cair à toa, me deram uma certa segurança para executar alguma coisa ao vivo. A primeira foi segurar o aero no torque. Sem conseguir girar, mas já estava muito bom pelo menos para mim. No início muito alto, depois foi decendo, decendo e decendo, até chegar próximo o suficiente do solo para deixar os meus amigos surpresos.
Logo eu, que nunca havia feito nada mais do que ficar voando com o aero, pra lá e pra cá, já estava fazendo aquilo, então o simulador é bom mesmo. Ou, eu já nem estava pensando mais em mulher, na minha mulher é claro. Sim, os comentários maldosos pululam pela pista, basta não ligar. Depois o parafuso chato, junto com o maior susto pois o motor apagou. Logo, parafuso de asa. Uma tentativa de harrier e meu aero, quebrou o trem de pouso e meu maior trauma, pois qualquer quedinha boba num gasolina o prejuízo pode ser enorme. Ainda bem que, além do orgulho, apenas um hélice foi danificada.
Nisso passaram-se cinco meses, desde o início com o aero à gasolina e poucos vôos, não tantos como gostaria, mas bons vôos são mais importantes do que uma grande quantidade de vôos frustrantes. Domingo pela manhã estavamos na pista e fiquei tentando fazer um nova manobra, não me recordo o nome, mas a gente fica tentando girar o aero no eixo, dando leme, aileron e profundor, quase tudo junto. Eita coisinha difícil, mas logo sai. Daí, me deu um vontade de fazer um torque e o aero saiu num harrier, pensei: "Harrier, por que não! Vou tentar!" E não é que saiu, quase bem feito. Nessa hora ví o quanto valeram à pena o tempo investido na frente do simulador. Como testemunha vou anexar um vídeo, feito pelo meu amigo Daniel. Com certeza eu queria editar e tirar fora a última parte do vídeo. Porque? Oras, consigo fazer um harrier e peco na hora do pouso. Vocês vão entender depois de verem. Um abraço e vão por mim, quer fazer algo melhor? Treine. Quer fazer algo bem feito? Treine mais ainda. Quer fazer, algo melhor, bem feito e com segurança? Bem... treine demais. Só assim você consegue.

2 comentários:

  1. RAPAZZ SE TA BOM HEIM KENEDI, PARABENS TA VOANDO MTOO
    ABRAÇÃO, EROCI

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Mestre. Ainda sou um manicaca no 3D em comparação a você. Estou ávido por evoluir e aprender. Posso dizer que vê-los voando, você e o Poxoreo, acendeu uma chama em mim. Depois daquele dia em Primavera vim para Rondonópolis decidido à voar 3D. Isso nunca tinha me passado pela cabeça, mas vê-los transmitindo conhecimento e dando tamanha atenção às nossas dúvidas me fez criar coragem de fazê-lo, pois sabia que teria onde recorrer quando o axílio se fizesse nescessário. Um agradecimento especial ao Marcelo, pois ele foi a ponte que faltava para podermos ter uma melhor aproximação. Foi bom ele ter vindo para Rondonópolis, e apesar de tristeza de perdê-lo em nossa pista, foi ótimo ter se mudado para Primavera. A esse "gordo feliz" meu muito obrigado. Ele faz uma falta danada na hora do Churras.

    ResponderExcluir