Sou adepto do simulador e maior incentivador para que os novatos no hobby, usem-no com afinco. Aprendi a voar no simulador antes de ir para a pista. Treinei 45 dias antes de colocar meu primeiro aero no ar.
O inicio sempre é difícil, pois a coordenação motora não obedece a ordem do cerebro e o aero não teima em não obedecer os comandos imprecisos. Mas, aparece ai maior beneficio do simulador, você pode cair e recomeçar novamente sem prejuízo financeiro, até que seus movimentos sejam coordenados e suaves para manter o aeromodelo voando.
Depois que aprendi à voar de verdade, abandonei um pouco o simulador. Pois, tudo o que queria em vôo já estava "dominado". Estava, sim mas para o meu vôo escala.
Um belo dia, comprei um aero 25% com um motor 50cc, um CAP 232G, e decidi aprender vôo 3D. Passei a treinar um pouco mais no simulador. Mas, queria mais e melhor. Então a opção era comprar um simulador original, já que imagina ficar mais próximo da realidade com um simulador novo. A opção em sí não é importante, o interessante é saber que, nunca havia feito manobras 3d e nunca tinha voado um aero à gasolina.
A primeira manobra eleita foi o Torque Roll, não sei citar todas as manobras, mas fui aprendendo devagar e treinando com afinco cada uma. Parafuso chato, parfuso de asa, harrier e etc. Acontece que, na hora de executar a pista a coisa muda de figura e como muda. A emoção toma conta e a tremedeira e o medo de cair falam muito alto, sem contar que uma queda pode acabar com o aero. E como meu orçamento para aermodelismo é curto igual a coice de porco, melhor não arriscar.
Acontece que o treino diário no simulador, 45 minutos todos os dias à sério e sem deixar o aero cair à toa, me deram uma certa segurança para executar alguma coisa ao vivo. A primeira foi segurar o aero no torque. Sem conseguir girar, mas já estava muito bom pelo menos para mim. No início muito alto, depois foi decendo, decendo e decendo, até chegar próximo o suficiente do solo para deixar os meus amigos surpresos.
Logo eu, que nunca havia feito nada mais do que ficar voando com o aero, pra lá e pra cá, já estava fazendo aquilo, então o simulador é bom mesmo. Ou, eu já nem estava pensando mais em mulher, na minha mulher é claro. Sim, os comentários maldosos pululam pela pista, basta não ligar. Depois o parafuso chato, junto com o maior susto pois o motor apagou. Logo, parafuso de asa. Uma tentativa de harrier e meu aero, quebrou o trem de pouso e meu maior trauma, pois qualquer quedinha boba num gasolina o prejuízo pode ser enorme. Ainda bem que, além do orgulho, apenas um hélice foi danificada.
Nisso passaram-se cinco meses, desde o início com o aero à gasolina e poucos vôos, não tantos como gostaria, mas bons vôos são mais importantes do que uma grande quantidade de vôos frustrantes. Domingo pela manhã estavamos na pista e fiquei tentando fazer um nova manobra, não me recordo o nome, mas a gente fica tentando girar o aero no eixo, dando leme, aileron e profundor, quase tudo junto. Eita coisinha difícil, mas logo sai. Daí, me deu um vontade de fazer um torque e o aero saiu num harrier, pensei: "Harrier, por que não! Vou tentar!" E não é que saiu, quase bem feito. Nessa hora ví o quanto valeram à pena o tempo investido na frente do simulador. Como testemunha vou anexar um vídeo, feito pelo meu amigo Daniel. Com certeza eu queria editar e tirar fora a última parte do vídeo. Porque? Oras, consigo fazer um harrier e peco na hora do pouso. Vocês vão entender depois de verem. Um abraço e vão por mim, quer fazer algo melhor? Treine. Quer fazer algo bem feito? Treine mais ainda. Quer fazer, algo melhor, bem feito e com segurança? Bem... treine demais. Só assim você consegue.
RAPAZZ SE TA BOM HEIM KENEDI, PARABENS TA VOANDO MTOO
ResponderExcluirABRAÇÃO, EROCI
Obrigado Mestre. Ainda sou um manicaca no 3D em comparação a você. Estou ávido por evoluir e aprender. Posso dizer que vê-los voando, você e o Poxoreo, acendeu uma chama em mim. Depois daquele dia em Primavera vim para Rondonópolis decidido à voar 3D. Isso nunca tinha me passado pela cabeça, mas vê-los transmitindo conhecimento e dando tamanha atenção às nossas dúvidas me fez criar coragem de fazê-lo, pois sabia que teria onde recorrer quando o axílio se fizesse nescessário. Um agradecimento especial ao Marcelo, pois ele foi a ponte que faltava para podermos ter uma melhor aproximação. Foi bom ele ter vindo para Rondonópolis, e apesar de tristeza de perdê-lo em nossa pista, foi ótimo ter se mudado para Primavera. A esse "gordo feliz" meu muito obrigado. Ele faz uma falta danada na hora do Churras.
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