Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Estréias.

A alguns dias tivemos a estréia de dois aeros 35% na nossa pista. São os primeiros aeros nessa classe de nossa pista, pois até o momento só tinhamos 27% como os maiores aeros da pista. Com a baixa do dolar e a facilidade para adiquirir equipamentos provenientes da China, ouve uma verdadeira revolução no tamanho dos aeromodelos. Muita gente resolveu investir em aeros Giant 35%, mais caros e maiores. Alguns compraram novos rádios só para a estréia dessas preciosidades. Bem, para muitos os investimentos se tornam proibitívos, algo em torno de seis mil reais. Acontece que, esses valores são 1/3 dos valores investidos à menos de 4 anos em aeromodelos desse porte. Com isto vimos a aquisição de 5 aviões, Funtana 36% TWM, Extra 260 Aeroworks, Ultimate 34% TWM e Velox 34% TWM e mais um Extra 260. Todos novos, 100cc e com equipamentos também novos.

Como temos nos reunído na oficina do Daniel, alguns aeros tiveram as montagens acompanhadas de perto por todos os aeromodelístas que frequentam o local. Tiramos fotos e aprendemos muito nesses dias. Ali foi montado o Funtana do Daniel e está sendo montado o Ultimate do Rafael. O Extra 260 do Rodrigo, foi montado por ele em sua casa, sozinho o que é de se adimirar. O Velox, do Régis está na casa dele, ainda na caixa e deve demorar um pouco, pois o caixinha resolveu reformar um Piper J3 Giant de 3,6 metros de envergadura, que vai dar um belo trabalho. E, por último, o Extra do Ernesto, esse não tem pressa nenhuma na montagem pois vem desfrutando de um 25%.

Voar qualquer aero novo é motivo de preocupação e adrenalina, o que dá uma bela tremedeira no piloto. Imagine estréiar um 100cc? É preciso estar com gente experiente à sua volta, para garantir que o pouso seja feito com sucesso, afinal lenhar um aero desses nem pensar!

Os primeiros a aparecem na pista para o vôo inaugural foram o Funtana e o Extra, Daniel e Rodrigo. No início achei que o Rodrigo não voaria, pois ele me confessou que estava tremendo só de pensar na possibilidade do vôo. Já o Daniel, sempre destemido, queria colocar o aero no ar o mais rápido possível. Mesmo assim, fez um vôo com um aero menor para baixar um pouco a adrenalina da estréia.

A montagem foi feita com o auxilio do seu irmão, Vanderlei, e com os olhares atentos de todos na pista. É claro que numa ocasião dessas todos querem estar presente e compartilhar da alegria do primeiro vôo. E lá estavam Bruno, Leonardo, Rafael, Marcelo Bigulin (Equipe de Aeromodelismo de Primavera), Artur, Silvio, Junior, Paulinho, Norman, Chico e Eu.

Depois de montados os aeros na pista, foram feitos as checagens e ajustes de última hora. O primeiro funcionamento, seguido de um check list e vamos voar.

O primeiro vôo não podeira deixar de ser do Daniel, que saiu com o acelerador à pleno e levantou o Funtana, já ligando na sequência a bomba de fumaça. O Gaucho se saiu muito bem para uma estréia, que apesar da tremedeira parecia ser tranquila. Vários loops e tuneal´s, nada mais que um bom vôo de, longos, 10 minutos. O primeiro pouso ficou à cargo do Marcelo Bigulin, que bem mais experiente trouxe o aero ao solo sem maiores problemas. A comemoração foi geral e todos parabenizamos o Daniel pelo sucesso.

Na sequência o Rodrigo foi instigado pelo Daniel a fazer o seu vôo de estréia com o Extra 260. Como ele viu o Daniel voando, ficou bem mais aliviado e tranquilo pois o vôo não tem muita coisa de diferente dos outros aeros, a não ser o tamanho e os custos. Levantou o aero e fez um vôo com um pouco mais de trabalho que o Daniel, pois seu aero, de forma estranha, requereu uma mais atenção na trimagem, nada assustador, mas que deixa o vôo mais tenso. Da mesma que o vôo anterior o pouso ficou nas mãos experientes do Marcelo.

Sucesso total na estréia mais importante desse ano em nossa pista, pois não tinhamos na cidade algum aeromodelista que tivesse coragem de comprar e voar aeros desse porte. Quem começou com essa idéia foi o Ernesto, que comprou um aero 36% e começou a montar. Depois o Rodrigo, ganhou de presente da esposa, acreditem se quiser, e foi comprando as peças para montar devagar e sem pressa, igual o Ernesto. Depois veio o louco do Daniel, que comprou tudo de uma vez e ficou somente na pendência do Aero, comprado na HobbyDelivery. No impulso surgiram o Régis e o Rafael, esse último já está com Ultimate quase pronto e deve estrear no próximo final de semana, já o Régis deve demorar bastante.

Agora o desafio é fazer o torque mais próximo do solo, páreo duro para o Ernesto, Bruno e Eu, pois ainda estamos aprendendo a dominar os aeros à gasolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário