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quinta-feira, 29 de julho de 2010

Estréia do Ultimate 100cc do Rafael

Ontem o Rafael fez o primeiro vôo com seu Ultimate 100cc. Equipamento novo é sempre uma preocupação na estréia. A gente monta com todo o cuidado e fica morrendo de medo no primeiro vôo de ter esquecido algo ou feito um serviço ruím, acontece com aeros pequenos imagina com um investimento na casa de R$ 6.000,00.


A montagem desse Ultimate foi feita na oficina do Daniel, que é o maior incentivador dos novos e velhos aeromodelistas, que tem aberto um espaço importante no seu local de trabalho para que façamos alguns serviços em nossos aeros, a montagem dos novos é apenas uma parte do que andamos fazendo por lá. É bom lembrar que, além do Daniel, o Vanderlei, Leonardo e Rafael, fizeram, cada um, a sua parte. O resultado foi um aero pronto para voar em menos de 10 dias.


Vamos às primeiras impressões. Um 100cc é algo imponente, pois o porte do aeromodelo intimida. Os custos são elevados e os cuidados devem ser redobrados. Com esse Ultimate não poderia ser diferente. O Kit é um TWM 34%, adquirido na Hobby Delivery, motor um DLE 111, Servos Blue Bird alto torque, Rádio um Futaba 7C Fasst (o Rafael vai comprar um 10C, logo, logo), mesa Smart Fly e reguladores da mesma marca, Bomba de Fumaça Sulivan e Lipos, muitas Lipos.


Chegou a hora do vôo e sempre tem um detalhe esquecido, as baterias estavam soltas dentro do aero, foi ficando para depois e quase que se esquecem de fixá-las. Por sorte o Daniel lembrou na hora que fui fixar os parafusos na fuselagem.

Teste de distância, ok. Partida... partida... partida... demorou um pouquinho, mas ok! Comandos, ok! Aceleração, vixi que força, ok! Conselhos para primeiro vôo, ok!

O Daniel dando as últimas recomendações para o Rafael: "Olha, taxia e verifica se está tudo certo. Ai decola!" O Rafael deve ter pensado, "Que nada, vou e mandar esse bixo logo pra cima!" E foi o que ele fez, acelerou e decolou logo.




Perfeito, se bem que isso não existe, mas deve ter precisado de dois piques nas trimagens para ficar voando liso. Bomba de fumaça funcionando, avião voando sossegado e em terra a euforia e o nervosísmo já estava quase dominada. Quase, pois o Daniel, ficava com um olho no gato e outro no peixe, cuidando do tempo de vôo e parecia mais nervoso que o piloto.

Primeiro pouso, olhamos o aero e checamos superficialmente as fixações, tudo ok. Mas, um monokote da asa já estava soltando, esses kits TWM tem que se tomar um cuidado muito grande com isso. É preciso caprichar no ferrinho de entelar em cada detalhe, senão descola tudo.

Segundo vôo, e tudo correndo bem. Mas, o monokote solto deu ar da graça, bastava acelerar que o barulho era assustador. Teste de comandos e o aero se comportou muito bem. Segundo pouso tranquilo e vamos ver como estamos.

O monokote havia soltado ainda mais e a bequilha perdeu dois parafusos. 7 minutos de vôo e meio tanque de consumo, para um 100cc muito bom. Meu TGY 50cc consome em média 400cc à cada 10 minutos.

O aero é muito bonito e voa muito bem. Só que, para montar e desmontar na pista, nem pensar. O Rafael está optando por deixá-lo montado, devido a sua montagem e desmontagem ser muito complicada.

Ainda faltam duas estréias nos 100cc, Ernesto e Regis. Não devem demorar muito, pois agora temos 3 100cc em atividade, o Katana do Daniel, o Extra 260 do Rodrigo e o Ultimate 100cc do Rafael. E logo, os dois vão querer voar os seus.

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