Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Aprender é bom demais.


Aprender algo novo é a coisa mais gostosa que podemos fazer com nossas horas de ócio. Lembrei-me de um livro com o título "Ócio criativo!", nele o autor recomenda tirarmos uma hora por dia para cultivar o ócio criativo. Particularmente consigo fazer uma pausa de 30 minutos no máximo para seguir os ensinamentos do livro. Gosto de ler e no meu ócio, gosto de aprender.

A última empreitada foi o SolidWorks. Aprendi a desenhar com o Autocad, até faço algumas coisinhas legais com essa ferramenta. Um dia um cliente me falou sobre o SW e até me ofereceu serviço caso aprendesse a manusear a ferramenta. Como o desenho é, quase, um hobby não levei a conversa à sério. Mas, o SW ficou latejando na mente.
Com o aeromodelismo, participei de alguns fóruns onde vi trabalhos apresentados nessa ferramenta. Onde o cara, do nada, conseguia fazer o desenho de um aeromodelo usando simplesmente uma vista 3D. Pensei, essa ferramenta deve ser muito boa mesmo.
Quando comprei alguns livros sobre autocad, coloquei no meio um livro sobre o SW. Oras, de que serviria um livro sem a ferramenta? Mesmo assim li o livro e achei o princípio básico da ferramenta, bastante similar ao AutoCad, o qual já conheço bem.
Algum tempo depois arranjei o SW e instalei na minha máquina, pura curiosidade. Peguei o livro, coloquei do lado e comecei o processo de conhecimento da ferramenta. Nossa, como sofri para conseguir fazer coisas simples. Mas, o SW me pegou pelas facilidades e possibilidades. É claro que o meu encantamento se deve por coisas, corriqueiras para muitos cadistas, que para mim eram muito complicadas no Autocad e que no SW são possíveis com um simples click de mouse.
A renderização de cenas é uma delas. No SW a coisa é muito simples, usando o PhotoView 360, um verdadeiro show. Outra coisa é a aplicação de materiais e a visualização, rápida, dessa aplicação. Montar uma boa cena renderizada no Autocad, além de complexa, é muito demorado. No SW, isso é feito em pouquíssimos minutos.
O cálculo da massa do material, coisa que ainda nem tinha aprendido no Autocad, é feito com muita facilidade no SW. Assim como é fácil modificar qualquer propriedade de alguma parte do desenho.
É claro que um profundo conhecedor de ambas as ferramentas pode enumerar, melhor do que eu, as virtudes e os defeitos de cada uma. Até mesmo citar outra que faça mais e melhor, porém o que já descobri sobre o SW me encanta.
Pode ser, também, que jamais passe do trivial, que é montar alguma coisa, que foi desenhada no autocad, usando o SW. Por falar em montar, a montagem é um caso à parte e que estou começando a aprender. Já vi benefícios que desconhecia no Autocad, que talvez até tenha, como ter partes separadas e que podem ser modificadas individualmente.
Na verdade, isso à grosso modo, o que sinto agora é o mesmo que senti quando troquei o Clipper pelo Delphi na programação. Nossa, como o trabalho braçal era grande para fazer coisas tão simples. Algo como o layout de uma tela. No clipper eram necessárias muitas horas de trabalho, ou uma bela função para padronizar tudo no lugar. No Delphi é uma moleza. É claro que nem só de efeito visual e perfumaria vive um bom projeto de programação, assim como para um bom projeto a apresentação não basta, apesar de ser meio caminho andado para o sucesso.
Depois, que aprender mais alguma coisa, posto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário