Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Nacional ou Importado.

No nosso hobby sempre fico com essa questão na cabeça. É claro que pensamos, nesse caso especifico, com o bolso. Afinal, hobby é um desperdício sensato. Nossa, devo ter lido isso em algum lugar, não tenho tanta lábia assim para justificar meus gastos.
Mas, a questão é: porque não conseguimos fazer produtos competitivos? Tá, quem falou lá no fundão que os chineses estão dominando o mundo com sua mão de obra escrava, tem razão. Será que é só isso? Pense bem, trazer um aero, de qualidade, lá de fora é quase tão caro do que construir aqui dentro. O mercado é tão pequeno assim? Ou os custos são diferentes do que imagino?
Já construí algumas coisinhas. Todas as minhas coisinhas, foram cortadas fora do MT, onde resido. Em todas paguei frete do material e paguei o corte. Paguei mais caro nos acessórios e entelagem. Aqui o frete é de arrancar o nobre couro de minhas costas e isso quando o governo não me pede um dos olhos em impostos. E mesmo assim, construir sempre foi a melhor e mais barata opção.
Oras, se eu que faço um aero lá de vez em quando a custos altíssimos, acho viável construir aqui, porque não temos fabricantes fortes e que pratiquem preços compatíveis? De novo vão me responder que o culpado é o custo brasil? 
Teve gente que andou acordando para o verdadeiro custo das coisas no País. Veja o exemplo do carro mais caro do mundo. Sim, é o carro produzido aqui. E o culpado por esse alto custo não é o imposto, mas a falta de concorrência interna e cultura do comprador. Pois o preço do carro aqui é feito na base do, "se colar, colou". Sim, os preços no mercado interno são os mais caros do mundo porque o povo paga. O fabricante pede um absurdo, se alguém pagar fica por isso mesmo.
É assim em tudo. Ontem assistindo ao jogo do torneio feminino de futebol, os comentaristas disseram que as delegações reclamaram que as coisas por aqui são muito caras. Exemplo: Uma italiana, que ganha em euros, foi comprar um chuteira. Aqui os caras cobram R$ 600,00 pela mesma chuteira, que na Europa custa R$ 241,00. Algo está errado, não está? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário