Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CNC - Projetando

Depois que fiz o desenho da CNC no Autocad, comecei a descobrir os problemas inerentes à vontade de economizar na construção da minha máquina. Nem tudo o que se quer comprar, gastando pouco, é o que se deve comprar. Chato, mas é a verdade.
É claro que a pesquisa não terminou, porém alguns pontos estão bem definidos. A eletrônica, motores e fonte de energia, foram a parte mais fácil. Já que com a escolha dos motores a definição dos drives para controlá-los  segue as características técnicas dos mesmos. Se opto por motores maiores, como foi o caso pois vou comprar motores de 60kg, os drives tem que ter capacidade para tocar os mesmos. Na verdade a eletrônica, hoje, é a parte mais barata de uma CNC. 
Os outros pontos vão sendo definidos pelo tipo de material que se pretende cortar e tamanho desses materiais. Como o orçamento é pequeno a máquina segue o mesmo caminho, não vai ser muito grande. As medidas básicas ficaram na ordem de 1200x900x300, o que não é pouco. Com esse tamanho posso cortar quase tudo. Se tiver rendimento e necessidade, posso construir uma máquina maior ou menor, utilizando a minha própria máquina para cortar as partes em alumínio. 
É claro que um projeto bem feito e criteriosamente estudado, deveria ser elaborado por um engenheiro mecânico. Acontece que isso tem um custo e o cara teria que conhecer a área, já que envolve muita coisa. Vai ser no chutômetro mesmo. Muita gente fez e funcionou, comigo não deve ser diferente. Alguns podem pensar, porque o cara não compra uma pronta? Primeiro, o custo de tudo no Brasil é muito caro. Quem produz alega que os impostos o obrigam à aumentar o preço a níveis absurdos, o que é uma meia verdade. Depois, tem que me cobrar uma "suposta" garantia se o produto vier com problema. Grifei o "suposta", pois a maioria dos construtores estão na região Sul e Sudeste, estou muito longe para ser bem atendido. E se tiver que mandar via frete a máquina para reparos é melhor me virar por aqui no Mato Grosso. Ai, tem o lucro do fabricante, que não é pouco, pois ninguém vai trabalhar de graça. Nem relógio faz mais isso.
Pesando tudo o que mencionei acima, resolvi montar a minha por conta e risco. 
Aqui cabe um adendo, sobre fazer coisas que nunca se fez ou teve contato na vida. Quando comecei no Aeromodelismo, não sabia nem cortar madeira. Imagina construir e voar. Por conta disso aprendi a desenhar no Autocad. Me virei com simulador para conseguir voar sem depender de instrutor e quebrar o aero menos vezes possível. Consegui. Não vai ser construir uma CNC que vai me meter medo. Mas, o aeromodelismo só foi possível graças à foruns e pessoas maravilhosas que cruzei pelo caminho. O mesmo tem acontecido com a CNC. A ajuda e o conhecimento de várias pessoas espalhado por milhares e foruns possibilita muita gente, com boa vontade é claro, fazer verdadeiros milagres em suas vidas.
Bem... Ainda estou definindo, no projeto, se vou de Guia Linear ou Eixo Linear. Fusos já estão definidos, vai ser isso mesmo. Na estrutura, vai depender do tipo de rolagem escolhida, pode haver alguma modificação. Assim que ficar decidido, volto a colocar mais alguma coisa aqui. É melhor parar para que o texto não fique muito longo e cansativo. Abraço à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário