Powered By Blogger

domingo, 6 de junho de 2010

Traumas pós-queda.

Quando derrubo um aero, fico meio deprimido. Mas, dependendo da bobagem, fico com raíva de mim mesmo por ter feito alguma besteira e destruído um aero. Normalmente, fico sem voar o restante do dia, e ou, o final de semana. Nunca corro o risco de quebrar dois aeros na sequência, pois prefiro não arriscar, já que sou meio, digamos..., superticioso e acredito nos sinais. Pois um raio pode cair no mesmo lugar várias vezes. Já ví isso acontecendo com meu amigo Sidney, que até ameaçou todo mundo, isso dá uma história, e disse que pararia de voar. Pois, atrás de um belo tombo vem o pessoal da pista, tirando aquele sarrinho saudável. Ah, você acha que a gozação por ter perdido seu aviãozinho é a coisa mais horrivel do mundo? Problema seu, a gente vai continuar rindo e se estava tentando aparecer, vai ser pior ainda. Aguenta!!!
Mas, tem aqueles que, na primeira queda, ou após qualquer queda, param de voar ou ameaçam parar. Nunca fiz isso, apesar de já ter passado uma vontade danada.
Aconteceu isso com nosso amigo Chico. O Chico é algo de raro, ou nem tanto assim vai que isso é um fenômeno comum e se repete em tudo quanto é lugar, nas pistas de aeromodelos hoje em dia. Voa a muito tempo e voa muito bem. Porém, só consegue voar um tipo de aeromodelo. No caso do Chico é o albatroz com motor 61. Ele realmente domina esse aero como ninguém. Parece ser a extenção de seu corpo, pois o aero obedece a todos os seus comandos e acrobacias.
Mas, um dia, eu sei, a casa cai (Zélia Duncan). E a dele caiu. Bem, foi uma queda horrível e sem culpa do piloto é claro. O aero perdeu os comandos. Suspeitamos que um dos fios do BEC se rompeu, cortando a alimentação para o receptor. Foi perda total.
Depois da queda, o Chico, foi oferecendo tudo para vender. Rádio 7 fasst Futaba e motor. Vendeu o rádio e foi falando, "Vou parar!" Trauma da queda e devido ao sentimento de perda, algumas pessoas perdem o senso de orientação e começam a fazer besteiras.

Como somos preocupados com esses casos extremos de pessoas que, após um perda de um aero, ameaçam abandonar o hobby, criamos um centro de reabilitação. E nossos resultados tem sido muito bons. Começamos dando brinquedos educativos e vamos aumentando a responsabilidade do paciente até a cura total. O Chico vem passando por esse tratamento, se resocializando com o pessoal da pista e já está em estado avançado de recuperação, pois já consegue manusear dois helicopteros sem deixar cair. Essa é uma fase muito importante, pois o tratamento visa exclusivamente retirar o medo do aeromodelista de que ele será incapaz de manter um novo aeromodelo sobe seu controle sem correr o risco de perda.

Vejam a carinha de felicidade do Chico na clínica de reabilitação. Parece uma criança que ganhou um doce. Isso é muito importante para trazer de volta a auto-estima e confiança do piloto. Sem isso, teriamos perdido esse valioso companheiro da nossa pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário