Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O aeromodelismo, aprecie com moderação.

Quando comecei no hobby meu primeiro problema eram os custos. Minha esposa era veementemente contra. Eu mesmo tinha o aeromodelismo como algo muito caro e fora de minhas possibilidades financeiras. Mas, a curiosidade foi mais forte e comecei a frequentar a pista e ter mais intimidade com os equipamentos e, principalmente, conhecer as pessoas que praticavam o aeromodelismo em minha cidade. No início o choque foi grande, realmente era caro, muito caro. Mas, pensei: poderia comprar um equipamento usado. Não tinha a mínima idéia que poderia importar tudo de fora e muito menos que poderia montar um equipamento mais barato, diferente do que a turma na minha pista usava. Porém, tive um pouco de sorte, achei um motor relativamente barato o JBA 46, comprei um albatroz 46 e peguei um rádio emprestado. Mas, comprar o que faltava para iniciar, já me tirava o sono. Achei a solução vendendo o Play Station 2 ("do meu filho", que na verdade era meu) e todos os jogos para um amigo que fez, em seu nome, a minha primeira compra na hobby delivery. Comprei R$ 550,00 de equipamentos complementares para poder ir na pista sem ficar incomodando os outros. Aquecedor de vela, bomba de combustível, hélice reserva, vela, roda, magueira de combustível e etc. Foi uma comprinha de nada e se foi mais da metade do meu salário. "Meu Deus, onde estou me metendo?!"

Passado o choque inicial de comprar esses equipamentos, o avião e motor, montei tudo e fui para pista estrear, tudo novinho menos o rádio, que era emprestado. Fiquei mais assustado com o desdém dado a meu equipamento, um treinadorzinho. Todo mundo falava que não podia ter dó e que se quebrasse comprava outro. Oras, fácil assim? Levitar R$ 1.000,00 (naquela época) e se caísse e virasse pó, tudo bem? Minha sorte foi que treinei com afinco no simulador e consegui voar, e bem, logo de cara. Sem sofrer uma perda, que seria fatal para minhas pretensões, logo no início.

Com o tempo, muita leitura e pesquisa. Descobri o lado menos elistista do hobby. O lado daqueles que, mesmo ganhando pouco continuam com essa paixão. Nem que seja voando aeromodelos de deprom com eletrônica barata, vinda da China. O lado daqueles que constroem e reformam seus aeros para economizar e poder comprar o combustível. Com muito esforço, aprendi a dar manutenção nos meus aeros, construir e reformar. Com isso, comecei a ganhar algum dinheiro com os aeromodelos, pois comprava reformava e vendia. Ou, reformava e ia usando, pois comprava barato e acabava ficando com os equipamentos. Quando me dei conta, estava com mais de 15 aeromodelos em casa. E um monte de construções semi-prontas.

Mas, hoje ví uma cena que me lembrou do início. Um garoto chegou na pista acompanhado dos pais, que ficaram no carro. Ele foi direto no hangar para ver os aeromodelos. Curioso, foi logo perguntando para o primeiro à sua frente, "quanto custa?" Nem ouvi a resposta, mas fiquei sabendo o conteúdo pois ele saiu correndo para perto do pai, gritando! "Pai, custa só dois mil!" O pai arregalou os olhos, colocou o filho no carro e foi-se embora. Duvido muito que volte a frequentar uma pista e que pense em incentivar o filho a mexer com esse "negócio tão caro!"

Isso já aconteceu várias vezes na nossa pista e continua se repetindo. Se a pessoa chegar e abordar um cara da elite do hobby, jamais vai entrar. Pois os custos assustam.

Tem pessoas no hobby que não se preocupam com a sua popularização e muito menos com a abertura de oportunidades para novos praticantes. Você pode comprar, em lojas no Brasil, um aero com rádio, pronto para voar, por metade desse valor. Com pouco mais de R$ 1.000,00, compra-se um aeromodelo e rádio pronto para voar. Terminar o investimento, vai consumir os outros mil, mas isso pode ser feito mais devagar, pois muita gente na pista ajuda o iniciante emprestando algumas coisas, como ni-starter, dedo de borracha, só que é bom ter logo o seu. Para termos uma caixa de campo mais ou menos completa, acabamos gastando um pouquinho mais. Mas, pode também comprar tudo por valores inferiores ao mencionado e voar aeromodelos elétricos de boa qualidade, isso vai depender de como você começa a conhecer o hobby. Se vai se deparar com um aeromodelista que acha um rádio 10C a coisa mais barata e importante, devido ao custo do seu equipamento. Ou se começa conhecendo alguém que usa um rádio HK6 (Hobby King) e voa aeromodelos de depron com eletrônica barata.

Para nós que estamos no aeromodelismo e temos paixão pela coisa toda. Ficamos cegos aos valores que envolvem a aquisição de um equipamento. E, quiçá, a manutenção, pois no início algumas quedas e ralados são inevitáveis. Muitas vezes com a convivência, passamos a não estranhar o custo de montagem de aeromodelos 25/27%, com motor 50cc. Até porque os produtos chineses baratearam sobremaneira os investimentos nesses aeros. Se antes, com R$ 10.000,00, montavamos um 25%, hoje se monta um 35%, gastando-se até menos que isso. Com a facilidade de importação e a grande oferta de marcas, não tão famosas, os preços caíram a níveis aceitáveis.

Só que, esse nível de investimento é barato para nós, que estamos acostumados o ouvir e ver esses valores, que apesar de absurdos não nos causam estranheza. Certamente a prática desse hobby deve ser feita com parcimonia e moderação, já que muita gente pode comprometer o orçamento familiar se quiser acompanhar o nível de investimento dos TOP, daquelas que gostam e podem gastar sem fazer falta no final do mês.

O slogan, "aprecie com moderação", das propagandas de cervejas poderia ser aplicado a essa paixão. Pois paixão tira a razão e nos obriga a fazer coisas que, sem paixão, jamais fariamos. Quando entramos no hobby, vamos timidamente aumentando os investimentos em equipamentos e quando menos esperamos estamos, realmente, comprometidos. O duro é quando esse investimento, lirealmente, vira lenha após uma queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário