Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Escravo da marca e da propaganda.

Na compra de um produto você age com a razão ou é pura empolgação? Você só compra o que, realmente precisa ou compra pela simples vontade de ter? Você é daqueles que adiquire o objeto e bate um arrependimento, pois não precisava e não era a hora, ou sabe da nescessidade e não tinha como protelar a aquisição? Quando vai comprar alguma coisa, a pesquisa do mercado fala mais alto ou o "gostei, vou levar" resolve tudo?

No aeromodelismo já ouví muitos casos de pessoas que compraram porque estavam navegando na loja e veio aquele impulso, pronto comprou. Ou, aqueles que dizem: "estava barato demais!". Principalmente os que navegam em sites chineses, onde tudo parece ser quase de graça.

Alguns entraram em desespero ao ver o tamanho da caixa de um 35% e não tem como transportar "aquilo" para a pista e muito menos onde colocá-lo em casa. Mas, o pior ainda está por vir, que é a montagem "daquilo".

Já ví pessoas que, na conversa com os amigos e, vendo todo mundo comprando um 35% acabou sentando na frente do computador e passou o cartão de crédito, sem ao menos saber se vai gostar ou não do resultado final. Pessoas, que depois se arrependem da bobagem e não querem passar a vergonha de desistir do negócio mal feito e ficar "feio na foto".

Esses são só escravos da vaidade. Pois querem ficar no mesmo nível de seus pares e não podem aparecer na pista com aeros inferiores e equipamentos idem. Normalmente essas fogueiras de vaidades consomem alguns membros de associações de aeromodelistas, que para manterem o status quo, arrasam com o orçamento doméstico e precisam dormir com os aeros, pois não tem onde guardar os trambolhos (para as esposas, é claro).

Mas, temos aeromodelistas piores. Temos os escravos de marcas e marketing. Aquele que compra sem saber usar, sem saber se presta, sem saber se serve, sem saber nada de nada e acha que está correto. Porque? "Oras, porque o fulano usa. E o fulano é o mio du mundo!"
Até entendo pessoas que compram determinado produto pela marca. Isso acontece muito com rádios, onde existem verdadeiras torcidas organizadas para defenderem as cores da bandeira do fabricante.
Mas, juro, não entendo os torcedores. Como não entendo aeromodelistas que compram um aero após assistir a um vídeo de demonstração. Oras, aquele cara que faz tudo no aero mascara os defeitos e as dificuldades. Alguém já vôou um CAP 232G da H9? Eu tenho um e fiquei envergonhado quando ví um vídeo de demonstração do aero. O piloto faz tudo, nem tudo perfeito, mas faz. É claro, que se tivesse visto o vídeo teria comprado achando que era um aero, quase, perfeito. Porém, meu aero foi comprado usado e já acidentado. Por isso posso dizer que: jamais comprarei outro é um aero ruím demais para 3D, pois quase tudo com ele fica quadrado. E, quase com certeza, meu aero é completamente diferente do da demonstração. Como posso afirmar isso? Simples, pede o peso do aero de algum piloto patrocinado pelo fabricante. Se conseguir pesá-lo, vai ver que é muito mais leve do que o seu que veio na caixa. O seu é feito para durar e suportar um piloto não muito bom, você. O dele é completamente aliviado, para que ele possa extrair o máximo e não vai aguentar um pouso mal feito.
Podem, eu deixo, pensar que isso tudo não passa de uma teoria conspiratória contra os fabricantes de aeros. Pilotos, que conviveram com um profissional do aeromodelismo, já disseram que o patrocinado afirmava ser o aero dele muito mais leve que os vendidos para o aeromodelista comum.
Por isso evite ser escravizado pelo marketing de uma determinada marca. E não pense que, um vídeo feito por um profissional valide a qualidade de todo aeromodelo ou rádio. Pesquise um pouco e aguarde comentários de usuários em foruns especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário