Powered By Blogger

terça-feira, 15 de junho de 2010

Voei meu CAP232G

Depois de muito tempo reformando e arrumando um CAP 232G que sofreu uma queda, que partiu a fuselagem ao meio e estragou bem a asa, conseguí realizar meu primeiro vôo. Até o último minuto da primeira tentativa tinha alguma coisa para colocar no lugar, por último a cabine do piloto (não lembro o nome daquela cobertura) resolveu soltar, acabei retirando e voei sem. Era um parafuso que faltava, outro que estava curto ou tinha espanado. Um que segura a asa baionetada quebrou, improvisei uma porca e assim foi, até colocar o aero em vôo.
Além de ser o primeiro vôo com o CAP232G, era o primeiro com um aero movido à gasolina. Nessas horas a presença de alguém mais experiente ajuda e como ajuda. No meu caso foi o Leonardo que é muito mais experiente. Esse cara foi figura imprescindível na empreitada, primeiro porque me vendeu barato o aero. Segundo, ajudou a arrumar o motor e regular. Terceiro, linkou o que faltava e fez os ajustes finais. Até configurar o rádio, foi com ele.
Na pista me ajudou a dar partida e deu os conselhos finais. Como acelerar, decolar e me manter em vôo nivelado. Vamos ao vôo.
Esse jamais vou esquecer. Tremi, suei e fiquei muito nervoso. Mas, voei e, pasmem, pousei. Tive que arremeter na primeira tentativa e na segunda o pouso não foi o mais bonito. Mas, o aero parou inteiro. Fiquei um bom tempo quieto esperando me acalmar.
O segundo já foi mais calmo e deu para apreciar um vôo gracioso do CAP232G. E o pouso foi mais fácil, pois acertei melhor a trimagem do aeromodelo, o que permitiu uma melhor aproximação. Sem dizer que, mais tranquilo, a dosagem do acelerador para manter a velocidade, no pouso, foi muito bem executada.
O balanço é que, um aero à gasolina intimida mais pelo tamanho e custo, do que pela dificuldade em se voar. É claro, tem um vôo diferente de um glow, pois as reações do motor são completamente diferentes, o jeito de pousar é diferente, mas voar é muito parecido. Foi a primeira experiência e resolvi dar somente dois vôos e voltar para casa, cansado e feliz.
Um agradecimento especial ao Daniel, esse ajudou muito para que esse dia fosse um sucesso. Estou feliz. Obrigado.
Alguém pode estar se perguntando porque não tem nenhuma foto nesse post. Pura supertição, pois não queria fazer um antes e depois do meu aero. Antes de voar, inteiro. E se algo errado acontecesse. Depois de voar, quebrado. Por isso deixei a câmera em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário