Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Começando...

Sou um aprendiz no aeromodelismo. Confesso-me apaixonado pelo hobby, pois com ele vieram uma gama muito grande de conhecimento e aprendizado. Inicialmente foi o contato com a eletrônica, rádio, e simuladores. Depois vieram uma vasta gama de conhecimentos em áreas distintas mas que fazem do aeromodelismo, como hobby, uma verdadeira ciência. Eis algumas:
  • Mecânica, para podermos montar e desmontar nossos motores.
  • Marcenaria, quando aprendemos a cortar, lixar e colar as madeiras nas construções e reforma.
  • Eletrônica, quando começamos a soldar e montar os equipamentos eletrônicos nescessarios ao bom funcionamento de nossos aeros. Motores, ESC e packs de baterias. Instalação de equipamentos em nossos rádios.
  • Engenharia e desenho: leitura de plantas e modificações nescessárias. Criação de plantas de aeromodelos diferentes.
  • Com o tempo nos tornamos Artesão, pois cada vez nos esmeramos mais na confecção de nossos aeromodelos.
  • Não vou conseguir citar aqui todas as áreas envolvidas no aeromodelismo, mas no meio do caminho passamos pela mais nobre de todas que é a de ser Professor ou Mestre, para os mais novos ou iniciantes no hobby. Pois é assim que o aeromodelismo se perpetua, através da trasmissão do conhecimento, através do ensinamento e do desprendimento em passar adiante as experiências vivídas.

Com o tempo aprendemos meio que sem querer, noções de física, matemática, engenharia de materias, aerodinâmica e etc. Sempre temos uma novidade técnica ou novos problemas a serem resolvidos. Pois, um aero nunca é igual ao outro e um vôo jamais se repetira.

Aprendi a voar praticamente no computador, não nescessitei de acompanhamento de instrutor com cabo trainer, voei no primeiro dia, em que fui para pista com meu aero, praticamente sozinho. Estava com pessoas mais experientes, pois sozinho é quase impossível de se obter o sucesso que tive, logo no início. Recomendo sempre a quem quer iniciar no hobby, muita leitura, frequente uma pista, faça amizade com os mais experientes, procure um instrutor, treine no simulador e nunca tente fazer o primeiro vôo sozinho, pois um aeromodelista experiente ao lado ajuda e muito.

Já tenho 3 anos voando, sempre treinei no simulador e vôo todos os finais de semanas e feriados. Já construí alguns aeros e desenhei outros tantos. Fiz algumas experiências bem sucedidas e outras nem tanto. Inicie com aeromodelos glow, afinal quem me ensinou nem sabia da existência dos elétricos. E minha maior vontade era ter um aero à gasolina. No meio do caminho apareceram os elétricos e comecei a fincar os sticks nesse mundo.

Nesse curto espaço de tempo possuí tantos aeros que perdi as contas, assim como já tive quase todos os tipos de rádios. Hoje tenho, entre inteiros e outros nem tanto, uns 17 aeros. Glow, elétricos e gasolina. Não acho que exista uma solução ideal, pois tudo depende do estilo, tipo de aero e custo benefício do combustível usado. Alguns voam somente elétricos, outros somente à gasolina e a grande maioria voa glow. Mesmo que o combustível, glow, esteja muito caro a grande maioria ainda voa com esse tipo de motor.

Entre as experiências, algumas são dignas de nota. Instalação de CDI em motores glow, para usar alcool como combustível, sem perder potência. Intalação de módulo interno 2.4Ghz Corona em um rádio 72mhz 6EXA da Futaba, usando assim um rádio antigo com a nova frequência. Formulação de combustível caseiro. Conversão de aeromodelos glow, para elétrico. Vou tentar documentar e apresentar essas experiências aqui.

Nas construções, ainda tenho vários kits para montar, vou tentar apresentá-las aqui na melhor forma possível. Ainda sou um aprendiz nessa arte.

Depois tenho as reformas e consertos de aeros que, com o tempo e uso, vão danificando e, a pior parte do nosso hobby, caíndo.

Acho que a melhor forma de fixar o conhecimento é tentar ensinar alguém, ou mostrar como se faz. A prática faz o mestre e como ninguém nasce sabendo é praticando que podemos aprender alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário