Powered By Blogger

domingo, 30 de maio de 2010

No susto o piloto se revela - Ernesto.

Dia de vôo, todo mundo feliz e com ilustres visitantes em nossa pista, Eroci e Poxoreu, temos obrigação de fazer bonito. Quase todos os nossos aeros Giant são novos ou semi-novos, temos um remanescente da velha guarda um Extra da Lem Models do Bruno. Mas, a grande maioria é de uma nova reentrada no hobby de aeromodelistas que estavam "hangarados" por assim dizer. O Ernesto é um deles, apesar de voar desde tenra idade e já ter feito várias reentradas no hobby, dessa vez está vindo com força total. Já estreou um novo extra e está terminando a montagem de um 35%. A experiência é grande, mas nada poderia superar o acontecimento surpreendente desse final de semana. Tudo bem que o UCandDo, já aprontou algumas, quebrando profundor em vôo e dando vários sustos.
Com a ajuda do Leonardo, foto ao lado. Que é um amigo sempre presente e muito solicito, fizeram a montagem e preparativos para o vôo. Que seria um dos primeiros a entrar na pista nesse dia. Tudo caminhava na mais perfeita ordem.
Terminada a montagem e checagem dos comandos, vamos para o vôo do Extra. No meio do caminho, parei o Ernesto e binquei com ele, dizendo que queria um foto para colocar na galeria do "antes e depois", antes do vôo e depois da lenha. Ninguém gosta desse tipo de foto e comentário, mas todos na pista levam na brincadeira e fazem a maior algazarra sobre isso.
Feito o devido registro do aero em solo, liberei o piloto para o vôo.
Com o auxilio do Bruno na partida e algumas checagens finais o Ernesto partiu para o vôo. Deixei ele na pista e fui ver outros aeros e pilotos que estavam se preparando.
De repente gritaria geral. "Perdeu o profundor! Perdeu o profundor!". E não é que o aero do Ernesto resolveu que um lado do profundor não era mais nescessário e abandonou a pobre peça no ar. Quando corri para ver o que acontecia, ví parte do profundor ainda caíndo ao solo. Marquei bem onde iria cair e fiquei torcendo para que o piloto conseguisse dominar a máquina. Parecia que seria um missão impossível e que, talvez, teriamos a primeira lenha grave. Pensei: "Puxa vida, logo hoje." Pois estavamos recebendo a visita do pessoal de Primavera e tinhamos programado uma bela confraternização. Iniciar com um grande perda não é nada bom. E ficamos todos torcendo para que os prejuízos, se viessem, fossem poucos. O Poxoreu, saiu em socorro pois com sua maior habilidade poderia conseguir auxiliar. Acontece que o Ernesto, insistiu em tentar. Após um tempo, que parecia teimar em não passar, o aero foi sendo dominado. Até que, o pouso foi um sucesso. Foi uma alegria geral na pista e todos comemoraram o sangue frio do piloto que conseguiu salvar uma lenha, quase inevitável.
Olha o aero, já parado na pista, sem o lado direito do profundor. Bem, até ai nada demais. Chegando mais perto verifiquei que o outro lado só não saiu por milagre, estava completamente solto. E onde foram parar os parafusos que prendiam o profundor? Se desprenderam em vôo? Respondendo, estavam na caixa de campo do Ernesto, não tinham sido fixados. É claro que foi culpa do Leonardo, que estava ajudando na montagem. Brincadeira. Já que o Ernesto fez uma "mea culpa", por ter desmontado tudo para checar e vasilou na montagem final, assumindo o erro e o esquecimento dos parafusos do profundor. Sorte que o sangue frio de ortopedista ajudou, e muito, o aeromodelista. Parabéns!!!


Um comentário:

  1. Se caso o teu modelo perder algum componente olha pra traz e grita o Ernesto !! hehehe

    ele como sempre salvara o aero kakaka !!


    valeu Ernesnto por pousar o aero do daniel que perdeu a roda na hora da decolagem !!!


    abração !!

    Arllon Bruno

    ResponderExcluir